É conhecida como “vista cansada”. A visão torna-se ruim para leitura de perto. Tanto a presbiopia quanto o astigmatismo, miopia e hipermetropia podem ser corrigidos com técnicas de cirurgia a laser.
Como Funciona a Cirurgia da Presbiopia?
Nos casos de presbiopia, a cirurgia a Laser induz áreas de multifocalidade na córnea para aumentar a profundidade de foco e minimizar as dificuldades causadas pela idade, que deixam a musculatura ocular mais flácida.
Precisa de Internação? A cirurgia Dói?
A cirurgia é realizada na própria clínica. A cirurgia é rápida e indolor, realizada apenas com anestesia de colírios. Dura em média 15 minutos para os dois olhos.
Não há necessidade de internação. O retorno às atividades profissionais e esportivas depende da técnica utilizada e varia de 1 dia (LASIK e I-LASIK) até 1 semana (PRK).
Existe algum Risco?
A cirurgia a laser, como qualquer cirurgia, envolve potenciais riscos. Porém, quando a cirurgia é bem indicada, por profissionais especializados no assunto e realizada com equipamentos de última geração, as chances de complicações são mínimas.
Dicas antes de realizar sua Cirurgia:
Verifique se seu medico está devidamente cadastrado no Conselho Regional de Medicina.
Faça uma avaliação detalhada com um oftalmologista especialista no assunto (preferencialmente num centro especializado em cirurgia a laser).
Verifique se o laser a ser utilizado é de última geração.
Informe-se sobre atualizações e novidades de técnicas e softwares.
Profissionais ligados às instituições universitárias geralmente estão mais atualizados.
Qual o tempo de recuperação? Como é a Cirurgia a Laser?
O tempo de retorno às atividades profissionais e pessoais depende da técnica utilizada. No LASIK a recuperação é praticamente imediata, enquanto no PRK a visão permanence embaçada principalemnte nos primeiros 3 dias. Na cirurgia de LASIK já é possível retomar as atividades profissionais no dia seguinte da cirurgia, enquanto no PRK entre 3 a 7 dias. O retorno às atividades esportivas pode ser feito 1 semana após a cirurgia.
Como é realizada a Cirurgia a Laser?
A cirurgia é realizada sob anestesia tópica (colírio) e leva em média 15 minutos para os dois olhos. Não é necessária internação antes ou após a cirurgia e os pacientes são liberados imediatamente após a cirurgia. Não é necessário jejum, dieta, exames de sangue ou medicamentos antes da cirurgia.
O paciente irá deitar-se de forma confortável e seu medico irá orientando-o durante todas as etapas. É utilizado um equipamento especial para manter os olhos abertos, bem como um encaixe de cabeça que mantem a mesma na posição correta. O paciente observará uma luz piscando e ficará olhando para a mesma durante a aplicação do laser. Os novos modelos de laser contam com a tecnologia de Eye Tracker (que acompanha qualquer micro-movimentação dos olhos). Portanto, não se preocupe com a movimentação involuntária dos olhos durante a cirurgia, pois as mesmas são automaticamente compensadas durante a cirurgia.
Eu posso fazer a Cirurgia a Laser?
Para a análise dos candidatos à cirurgia a laser, é necessário um exame oftalmológico completo, o qual deverá ser realizado por um especialista em cirurgia a laser.
Para um ótimo resultado, é necessário o preenchimento de alguns critérios de segurança como:
• Idade superior a 18 anos • Ausência de doenças oculares • Estabilidade relativa do grau (mudança menor que 0.50 dioptrias em um intervalo de 1 ano). • Ausência de gravidez
Além disso deverão ser feitos alguns exames específicos para se avaliar a eficácia e segurança do procedimento em cada caso.
Os principais exames pré-operatórios são:
• Refratometria: medida do grau • Tonometria: medida da pressão intra-ocular • Mapeamento de Retina: avaliação do fundo de olho • Pupilometria: medida do diametro pupilar • Topografia: medida da curvatura da córnea • Paquimetria: medida da espessura da córnea • Tomografia (Orsbscan, Pentacam, Galilei ou OCT): medida detalhada da córnea e segmento anterior. • Wavefront: medida das aberrações oculares
Quem é Dr. Marcelo V. Netto?
O Dr. Marcelo V. Netto é Doutor em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da USP. Tem Pós-Doutorado pela Universidade de Washington, Seattle, EUA, onde também completou seu Fellowship. A seguir concluiu o PhD em Ciências Visuais pela The Cleveland Clinic, em Ohio, EUA.
O Dr. Marcelo Netto é autor de 2 livros médicos na área de cirurgia refrativa epublicou 82 artigoscientíficos indexados no National Institute of Health (Pubmed).
Ao longo de sua carreira, recebeu 8 Prêmios Internacionais pela Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa, Academia Americana de Oftalmologia, European Society e Cornea Society.
Atende e realiza cirurgias na Laser Vision - Centro Brasileiro de Cirurgias Oculares.
Porque escolher um Centro Especializado em Cirurgia Laser?
1). Verifique se seu medico está devidamente cadastrado no Conselho Regional de Medicina.
2). Faça uma avaliação detalhada com um oftalmologista especialista no assunto (preferencialmente num centro especializado em cirurgia a laser).
3). Verifique se o laser a ser utilizado é de última geração.
4). Informe-se sobre atualizações e novidades de técnicas e softwares.
5). Profissionais ligados às instituições universitárias geralmente estão mais atualizados.